Startup mineira faz uso de tecnologia ultravioleta como solução para desinfecção de ambientes

O mundo está em uma verdadeira guerra contra o coronavírus e, por isso, a de locais de grande circulação de pessoas passou a ser o centro das preocupações de empresários e gestores públicos em todo o mundo.

Uma solução encontrada e eficiente para a , roupas e objetos é a ().

Essa tecnologia é usada há mais de um século para esterilização de hospitais, aviões, escritórios, fábricas e água – onde seu uso começou.

Ela é fundamental para higienizar água potável, pois alguns parasitas são resistentes à desinfetantes químicos.  A eficácia da luz ultravioleta já foi comprovada por especialistas do mundo todo.

Essa radiação elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos porque a radiação causa um dano que impede o microrganismo de se reproduzir – ou se multiplicar, no caso dos vírus, que dependem das células de um hospedeiro para fazer a replicação de seu material genético (RNA ou DNA).

Também há estudos que garantem que os raios ultravioleta podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira. Na China, ônibus inteiros são esterilizados com essa tecnologia.

O metro ne Nova York já utiliza também e emissores de UVC limpam o chão dos hospitais em diversos países e até alguns bancos usam essa luz para desinfetar dinheiro.  

Foi realizado um teste no metrô de São Paulo, onde o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizou coleta de amostras antes e depois da aplicação com resultados extremamente satisfatórios, levando a concluir que a tecnologia da luz ultravioleta pode ser utilizada, desde que com todos os cuidados de EPI´s necessários com extremo sucesso.

Diante disso, a UVTronic desenvolveu a linha Hygis, um sistema móvel de desinfecção rápida de ambientes que une a tecnologia de inativação de vírus e bactérias por radiação ultravioleta (UVC).

Ao todo são 12 produtos, que custam a partir de R$5 mil que podem ser utilizados em hospitais, quartos de hotéis, shoppings, fábricas, restaurantes, escritórios, aviões, aeroportos, entre outros ambientes. 

Os produtos da linha Hygis possuem simples manuseio e complementam a higienização que ocorre no dia a dia.

De acordo com o fundador e diretor executivo da empresa, Evandro Cerqueira, os robôs mapeiam o ambiente utilizando um sensor LIDAR (Light Detection And Ranging), possuem alertas de voz e luminosos durante sua operação e quando a bateria está baixa, o equipamento se dirige automaticamente à central de recarga.

“Após o robô ser programado pela equipe técnica poderá percorrer sozinho todo o local, emitindo a sua luz UVC que purifica o ar e as superfícies, inclusive contornando qualquer obstáculo que esteja no local, sem depender da intervenção de pessoas”, explica o profissional.  

O produto foi testado e aprovado na clínica mineira Oncomed. “A Oncomed, é especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas e realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e um tratamento humanizado a todos os pacientes. A utilização do nosso produto trouxe mais segurança e qualidade aos pacientes da clínica.”, conta Evandro Cerqueira. 

O profissional salienta que existem 3 tipos de raio ultravioleta semelhantes, mas apenas o UV-C é capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies e ambientes.

“Outro fator importante é que os vírus não desaparecem instantaneamente cada aparelho tem seu tempo certo de utilização que varia entre 1 e 15 minutos, no caso da torre com lâmpada, a Hygs Pro, uma torre UVC Robotizada 100% Autônoma para Desinfecção Rápida de Ambientes com tecnologia Autonomous Mobile Robot – Robô AMR, alimentado por baterias que pode ser utilizado para desinfecção de máscaras e ambientes.”, finaliza Evandro Cerqueira. 

A linha HYGIS é um sistema móvel de desinfecção rápida de ambientes que une a tecnologia de inativação de vírus e bactérias por radiação ultravioleta (UVC), com o que há de mais moderno em robôs móveis.

É utilizado um robô AMR (Autonomous Mobile Robot) com capacidade de carga de 90 kg e autonomia de 15 horas de funcionamento para entregar uma solução de desinfecção segura e adaptável a diversos ambientes.

Fundada em 2005, a UVTRONIC oferece uma ampla linha de soluções e equipamentos de alto desempenho para aplicações industriais.

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.