Vai viajar? Confira dicas para garantir sua segurança durante o feriado

Enfim chegamos ao último feriado prolongado de 2020, antes do Natal. Nesta segunda-feira, 2 de novembro é Dia de Finados e marca também a uma folga extra para muitos brasileiros que estão precisando descansar, após um ano de dificuldades devido à covid-19.

Sendo assim, grande parte já organizou as malas para viajar e aproveitar o tempo de descanso diante de reaberturas gradativas.

Sabemos que o ideal é não viajar durante a pandemia, porém, se você já decidiu seu destino, a principal recomendação é ter atenção quanto às medidas de segurança que foram estabelecidas pelas autoridades de saúde, dentre elas está o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar ao máxima as aglomerações em seu destino.

Vale ressaltar que, se estiver gripado ou com algum sintoma parecido evite sair e curta seu o feriado em casa.

Para te ajudar a organizar seu passeio de forma segura, preparamos este artigo com algumas informações necessárias para esta época do ano. 

Planejamento

Já sabemos que planejar é necessário, ainda mais existem locais que ainda estão seguindo as medidas de isolamento social.

Por isso, escolha seu destino e verifique se os pontos turísticos que pretende visitar estão abertos ou quais as recomendações do referido município para o recebimento de turistas.

Em todo o país, ainda há cidades que estão seguindo decretos que impedem a permanência de pessoas de fora devido à quantidade de casos confirmados. Para isso, as próprias prefeituras costumam publicar boletins nas redes sociais;

Transporte

É preciso escolher o meio de transporte no qual o passageiro terá menos contato com outros durante o trajeto.

Mesmo que seja demorado, a viagem de carro é o mais aconselhável neste momento, porém, se não for possível, é preciso tomar os cuidados ao viajar de ônibus ou avião.

O mesmo vale para restaurantes: se possível, leve a própria alimentação para a viagem, a fim de evitar locais em que possa ter aglomerações; 

Pagamentos

Procure utilizar meios eletrônicos ou cartões para realizar pagamentos durante a viagem para evitar qualquer tipo de contaminação e sempre higienize as mãos ao tocar em documentos e cartões de crédito.

Por isso, carregue consigo um frasco de álcool gel para a higienização quando água e sabão não estiverem disponíveis; 

Pontos Turísticos

Dê preferência a horários alternativos ao visitar pontos turísticos a fim de evitar aglomerações de pessoas, o que certamente acontecerá durante o feriado prolongado. Essa medida também lhe garantirá melhores fotos.

Não esqueça da máscara e, se possível,  leve uma extra para realizar a troca quando necessário; 

Campings

Se você gosta de natureza, dê preferência aos campings. Isso pode evitar o contato com grande número de pessoas, por estar em local aberto, mas lembre-se de manter as mesmas dicas de segurança que falamos acima.

Mas, se este será seu primeiro acampamento a regra é clara: vá acompanhado por alguém que conheça o local e que já possui experiência para evitar qualquer incidente e não esqueça do check list básico de itens para a viagem, como um kit de primeiros socorros;

Viagens de avião

Para minimizar os riscos de contágios, as empresas estão tomando medidas preventivas para garantir a segurança dos passageiros.

Assim, as companhias aéreas informaram que também tem essa preocupação e adotaram protocolos de segurança, dentre elas está a Latam, Gol e Azul que estabeleceram critérios de acordo com as orientações da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

Destinos internacionais

A pandemia está em diferentes estágios pelo mundo, por isso, cada país tem realizados diferentes procedimentos, incluindo algumas restrições de entrada de turistas brasileiros ou até mesmo escalas no país.

Por isso, se informe antes de comprar sua passagem, pois, pode ser necessário a realização de exames e entrega do laudo para o embarque.

Também verifique se o país de destino exige quarentena obrigatória aos passageiros vindos do exterior. 

Por Samara Arruda

Original de Jornal Contábil

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.