20.4 C
São Paulo
quarta-feira, março 12, 2025

O MSF encerra atividades em maternidade do Afeganistão após ataque

Data:

Continue lendo

Vendas do Tesouro Direto tornam a superar resgates após cinco meses

  Vendas do Tesouro Direto tornam a superar resgates após...

Verifique as tendências da bolsa de valores para o 2º semestre

Ações de exportadoras, empresas de saneamento básico e energia...

Vendas de Carros têm Redução de 31% em julho

Vendas de Carros têm Redução de 31% em julho 05/08/202005/08/2020...

Vendas do comércio aumentam 6,1% no fim de semana da Black Friday

Vendas do comércio aumentam 6,1% no fim de semana...

Em 12 de maio, 25 pessoas foram mortas, entre elas mães, crianças e uma obstetriz de

Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou o encerramento das atividades e a retirada de suas equipes de Dasht-e-Barchi, em Cabul, no Afeganistão, após o brutal ataque do dia 12 de maio, no qual 16 mães foram assassinadas.

Uma obstetriz de MSF, duas crianças de 7 e 8 anos de idade e outras seis pessoas presentes no momento do ataque também foram mortas.

Embora não saibamos quem foram os autores ou o motivo do ataque, sabemos que mães, bebês e a equipe de saúde foram alvos deliberados e que ataques semelhantes podem se repetir no futuro.

Não podemos, portanto, continuar onde nossos pacientes e profissionais estão em risco.

Um mês após o terrível evento, ainda há poucas informações: o ataque não foi reivindicado, as autoridades afegãs culparam o Talibã – ou Emirado Islâmico do Afeganistão –, que, por sua vez, refutou e condenou a acusação, enquanto representantes de governos estrangeiros apontaram publicamente os grupos radicais como os perpetradores, como o Estado Islâmico – Khorasan (um ramo do grupo autodenominado Estado Islâmico).

Pacientes, profissionais de saúde e atividades humanitárias foram alvos de um ato de violência incontrolável.

Esse ataque não pode ser encarado como um incidente trágico e isolado: a população hazara que vive na região foi vítima de uma série de ataques anteriores, assim como várias organizações humanitárias.

“Estávamos cientes de que nossa presença em Dasht-e-Barchi corria riscos, mas não imaginávamos que alguém se aproveitaria da vulnerabilidade de mulheres prestes a dar à luz para exterminá-las e a seus bebês”, diz Thierry Allafort-Duverger, diretor-geral de MSF.

“Mas aconteceu. Hoje, temos que encarar a realidade: muros mais altos e portas de segurança mais potentes não impedirão que ataques tão horríveis aconteçam novamente.

Permanecer significaria considerar essa perda de vidas como um parâmetro da nossa atividade e isso é inconcebível.”

A decisão foi comunicada à nossa equipe, às autoridades nacionais de saúde e a outros parceiros.

Nossa maior preocupação no momento é continuar dando o apoio necessário à nossa equipe, incluindo assistência psicológica.

MSF também está buscando formas de prestar suporte adequado às famílias das pacientes mortas na maternidade.

Embora a insegurança tenha provocado a saída de MSF de Dasht-e-Barchi, a organização está estudando maneiras de apoiar iniciativas locais destinadas a ampliar o acesso da população a cuidados de saúde.

O fim das atividades de MSF na maternidade Dasht-e-Barchi é uma decisão necessária, mas dolorosa, que trará consequências para mais de 1 milhão de pessoas que vivem na área.

A maioria é da comunidade hazara, uma população historicamente marginalizada e pobre, em que muitos membros foram deslocados por décadas de conflito.

Realizamos quase 16 mil partos em 2019 na maternidade Dasht-e-Barchi – um dos maiores projetos de saúde materno-infantil do mundo.

Ao pressionarem MSF a encerrar sua atividade no hospital, os agressores também deixaram mulheres e bebês sem acesso a cuidados médicos essenciais, em um país onde a mortalidade materna e neonatal permanece alta.

Mais de 70 profissionais e pacientes de MSF admitidos em programas de saúde da organização foram mortos no Afeganistão nos últimos 16 anos.

Casos trágicos incluem o assassinato de cinco profissionais na província de Badghis, em 2004, e a destruição do hospital de MSF em Kunduz pela força aérea dos Estados Unidos, em outubro de 2015, quando 42 pessoas morreram.


Tagged: , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.



 


 




Mais Lidos

Continue lendo

Vendas do Tesouro Direto tornam a superar resgates após cinco meses

  Vendas do Tesouro Direto tornam a superar resgates após...

Verifique as tendências da bolsa de valores para o 2º semestre

Ações de exportadoras, empresas de saneamento básico e energia...

Vendas de Carros têm Redução de 31% em julho

Vendas de Carros têm Redução de 31% em julho 05/08/202005/08/2020...

Vendas do comércio aumentam 6,1% no fim de semana da Black Friday

Vendas do comércio aumentam 6,1% no fim de semana...