Governo do Pará garante mais 50 UTIs para tratamento de pacientes com Coronavírus

O Governo do Estado do Pará entregou, nesta sexta-feira (08), 50 novas Unidades de Tratamento Intensivo () pacientes com covid-19 na região metropolitana de Belém. Do total, 36 foram disponibilizadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci; 10 o Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém; e outras quatro o Hospital Santa Maria, em Ananindeua. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega dos leitos no Hospital Abelardo Santos.

“Já contamos, imediatamente, com 50 de UTI para ofertar para aqueles que realmente precisam. Também estamos incrementando a rede e, com isso, diminuindo o percentual de ocupação de leitos no nosso Estado”, afirmou o governador Helder Barbalho.

“Meu marido está internado aqui desde ontem, mas ele está tendo toda a assistência, todos os cuidados necessários. Se Deus quiser ele vai sair dessa e eu só tenho a agradecer ao governador, por tudo que ele está fazendo por nós e por todo o investimento aqui no Abelardo Santos”, contou Tayssa Barbosa, após agradecer, de forma emocionada, o chefe do executivo no hospital.

Governo do Pará garante mais 50 UTIs para tratamento de pacientes com Coronavírus

Enquanto esteve no Abelardo Santos, Helder conversou com os profissionais que atuam na linha de frente, como enfermeiros, farmacêuticos e os trabalhadores que estão na retaguarda do combate à pandemia. Além disso, o governador vistoriou o andamento das obras na unidade. 

“Quando nós recebemos o Abelardo Santos, nada havia sido feito no oitavo e no nono andar. Desde o primeiro momento, solicitei que fossem logo concluídos. O nono já esta pronto e vamos concluir o oitavo em no máximo 20 dias. Logo em seguida, abriremos mais 50 novos leitos. Todos os nossos esforços são para ampliar a rede clínica e de UTI para a nossa população”, informou Helder Barbalho.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) é o maior hospital público do Pará. Ao todo, 11.078 atendimentos já foram realizados desde o dia 30 de abril deste ano, quando a unidade passou a receber casos de urgência, emergência e ambulatoriais de covid-19.

Alex Marques Cruz, Diretor Geral do hospital, avaliou como positiva a disponibilização dos novos leitos e explicou que as novas UTIS representam um reforço importante para a estrutura, que é cada vez mais procurada pelos acometidos da covid-19. “Os 36 leitos chegaram em um ótimo momento. Nós temos de pacientes que chegam em estado grave ao nosso hospital, que tem sido referência para o tratamento da covid-19, e precisamos atender todos”, finalizou.

Tagged: , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.