CE: Até 82 mil empregos poderão ser retomados na Fase 1 do Plano de Retomada Responsável da Atividade Econômica

Fortaleza inicia nesta segunda-feira (8) a Fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará, com a de algumas atividades do comércio, incluindo os shoppings.

Com isso, até 82 mil empregos poderão ser retomados. Para que haja êxito nesta etapa do Plano, que busca aliar de forma responsável o retorno da economia e o controle da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Estado, é necessário que as empresas sigam os protocolos de funcionamento estabelecidos pelo Governo do Ceará e que a população compreenda que permanece em isolamento social, com a liberação restrita de deslocamento.

O início da Fase 1 em Fortaleza foi autorizado pelo governador Camilo Santana por meio do decreto nº 33.617, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 6, onde também foi determinada a prorrogação do isolamento social no Ceará por mais sete dias e foram estabelecidas as condições para o retorno responsável das atividades econômicas liberadas nesta etapa.

“Apenas a Capital dará início à Fase 1 do Plano, tendo em vista a melhora verificada nos indicadores sanitários relativos à Covid-19. Todos os demais municípios do Estado permanecem na Fase de Transição.

É extremamente importante que as empresas sigam rigorosamente os protocolos de funcionamento, bem como que a população respeite o isolamento social”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Flávio Ataliba, durante uma live realizada nas redes sociais do Governo, na tarde deste domingo (7), para esclarecer dúvidas da população a respeito da nova etapa do Plano.

“É muito importante que a Fase 1 seja bem executada, com compreensão dos empresários e obediência ao isolamento. Precisamos de uma participação muito ativa e compreensiva da população para que o Plano dê certo.

Se tudo correr bem, findaremos uma grande etapa da volta ao trabalho e teremos um sinal positivo para o início da próxima etapa da retomada”, acrescentou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior na mesma ocasião.

O Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais prevê que a Fase 1 tenha duração de 14 dias.

No entanto, o decreto que estabelece o isolamento social foi prorrogado por apenas sete dias porque o Governo avaliará, ao fim da próxima semana, o andamento da Fase 1 e os indicadores relativos à Covid-19 no Estado para dar ou não continuidade ao Plano.

“A vida e a saúde dos cearenses são a prioridade do Governo do Ceará. Por isso, a retomada está sendo realizada de forma muito responsável e o seu desempenho será avaliado ao final da primeira semana”, disse Flávio Ataliba.

Atividades Liberadas

Os secretários esclarecem para a população que, nesta etapa do Plano, os shoppings poderão funcionar das 12h às 20h. Já o comércio de rua poderá ficar aberto das 10h às 20h.

No entanto, será necessário cumprir as medidas estabelecidas pelo Governo. As praças de alimentação dos shoppings, por exemplo, não terão suas mesas e cadeiras liberadas para o público neste momento.

O Governo do Estado realizará o monitoramento nesta etapa por meio da realização de inquéritos sorológicos por empresas liberadas, através da testagem aleatória e da verificação do cumprimento dos protocolos estabelecidos.

Ao responderem dúvidas relativas às medidas de segurança nos condomínios residenciais, os secretários destacaram que o síndico e os moradores podem estabelecer a liberação de outras atividades nas áreas comuns, mas devem estar atentos aos termos de segurança sanitária do decreto estadual.

Maia Júnior lembrou que a Central de Dúvidas da Sedet está funcionando e pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre o isolamento social nos condomínios.

Serviço Público

A respeito do funcionamento do serviço público, o secretário executivo Flávio Ataliba esclareceu que as atividades seguem sendo realizadas em regime de teletrabalho.

“O serviço púbico possui o vetor de aglomeração de pessoas. Nós não queremos isso. Assim, o regime de teletrabalho continua. Apenas as atividades essenciais têm atendimento presencial”, afirmou, alertando, mais uma vez, para a importância do cumprimento dos protocolos setoriais e institucionais.

Maia Júnior acrescentou que órgãos como o IDT e o Vapt-Vupt estão com atendimento online para alguns serviços essenciais.

Denúncias

Caso a população identifique o não cumprimento dos protocolos e/ou do isolamento social, ela poderá realizar uma denúncia por meio do telefone 190. A Vigilância Sanitária, que realizará uma forte fiscalização nesta etapa, também poderá ser acionada.

Fonte: ceara.gov

Tagged: , , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.